O destaque desta semana é o livro “PAX ROMANA”, da Image Comics, uma obra de Jonathan Hickman, o arquitecto de SECRET WARS e dos eventos recentes que estão a provocar o fim do Universo Marvel! É uma obra que segue uma abordagem diferente, mas com a qualidade típica das obras de Jonathan Hickman!BD---Pax-Romana

PAX ROMANA é uma obra de ficção especulativa do versátil autor americano Jonathan Hickman. Embora a primeira vista a premissa da “viagem no tempo” possa parecer já muito usada, este autor consegue criar uma história intelectualmente estimulante que ao mesmo tempo informa e entretém, enquanto aumenta o nosso interesse em conhecer melhor o mundo que a narrativa nos revela.

A história de “Pax Romana” inicia-se no ano 2045, num mundo onde o Islão conquistou a Europa e há uma crise moral e religiosa a vários níveis. Ironicamente, o Vaticano aplica fundos monumentais no CERN para tornar possível a viagem no tempo com o propósito de “destruir o passado para salvar o futuro”.
Para isso, o Papa ordena a criação de um exército privado de cinco mil pessoas: militares e cardeais, homens de ciência e de artes – que vão embarcar numa aventura sem regresso até o ano 312, na altura do reinado do Imperador Constantino, o primeiro Imperador Cristão com o propósito de “endireitar aquilo que foi mal feito naquela altura”, armados com o conhecimento de acontecimentos futuros.

Este grupo de homens, exilados no passado, com o propósito de “moldar” o novo futuro e armados com o poder militar, histórico, psico-social e estratégico do Século XXI, rapidamente faz que o mundo deixe de ser como o conhecemos e vemos como vários interesses pessoais, conflitos, egoísmos e o lado mais negro da natureza humana acaba por fazer que rapidamente os planos do Vaticano (e o destino do mundo) acabem por divergir radicalmente do plano inicialmente concebido.

Jonathan Hickman, conhecido pelo seu trabalho com super-heróis (é actualmente o argumentista de séries como “Fantastic Four” e “SHIELD” para a Marvel Comics) assumiu o papel de artista e argumentista nesta obra, que se destaca visualmente pela utilização de cores garridas e formas abstractas que rasgam a página e se misturam com a vinheta seguinte e orientam a leitura de forma invulgar para uma obra de Arte Sequencial.

Uma leitura estimulante e original, vale a pena pela exploração histórica/politica/religiosa que é explorada pela narrativa e acaba por ser uma obra onde a religião é confrontada com conspirações mas não como estamos habituados em livros como “O Código da Vinci” – mas através de um prisma de ficção científica.

—–

Um abraço e até breve!

Contamos com a vossa visita na Sétima Dimensão, para ver esta edição e outros livros e revistas de Banda Desenhada em português e em inglês.

Roberto Macedo Alves

L7D
Livraria Sétima Dimensão, a única livraria especializada em Banda Desenhada na Madeira!